Como manter a conta do Instagram segura? Aprenda!

Como manter a conta do Instagram segura? Aprenda!

Como manter a conta do Instagram segura? Aprenda!

Por ter se tornando uma das redes sociais mais populares atualmente, o Instagram virou alvo de hackers! O furto de informações e contas – tanto de perfis pessoais quanto de contas empresariais – é cada dia mais comum e pode trazer muitos problemas para quem se torna vítima. Para evitar esse tipo de acontecimento, é importante proteger a sua conta do Instagram.

Separamos algumas dicas que valem para qualquer tipo de perfil e que oferecem boas camadas de segurança para a sua conta; acompanhe:

Saiba quais são os riscos de uma conta de Instagram desprotegida

Quantas vezes você acessa o seu Instagram por dia? Quantos Stories acompanha? Acessou conteúdos desconhecidos e até mesmo se interessou em comprar algo por meio da rede social?

Podemos afirmar que você já fez ao menos uma dessas coisas no dia de hoje, não é mesmo? E, assim como você ficou sabendo que aquela sua amiga está viajando, outras diversas pessoas podem estar fazendo o mesmo, olhando o seu perfil. Se essa pessoa for um hacker, saiba que seu perfil pode estar correndo riscos.

Ser vítima de uma pessoa má intencionada pode lhe trazer muitos problemas e, quando isso acontece com um perfil pessoal, suas informações íntimas podem ser usadas contra você. Já no caso de um perfil pessoal, o prejuízo pode ser ainda mais grave.  

Mas você sabe como proteger sua conta?

Para que você não fique em pânico, separamos 5 dicas que irão ajudar a manter a sua conta muito bem protegida! Como manter a conta do Instagram segura? Aprenda!

  1. Mantenha seu app do Instagram atualizado

Normalmente isso é feito automaticamente pelo seu próprio smartphone. Mas é importante que você confira se está usando a última versão, porque é nela que as funções de proteção estão mais recentes.

Se quiser ter certeza de que está utilizando a última versão do Instagram, entre no Google Play ou na App Store (iOS), pesquise pelo Instagram e veja se tem alguma atualização disponível.

2 – Tenha uma senha mais difícil

Mesmo que sua data de nascimento seja algo especial para você, evite usá-la como senha, pois fazendo isso seu Instagram não vai estar protegido.

A maneira mais utilizada por hackers para descobrir senhas é adivinhando. Eles não usam uma bola de cristal, mas sim, suas informações pessoais. Por isso, redefina sua senha, se realmente quer manter sua conta protegida.

Faça uma combinação de números, letras e caracteres. Resumindo, dificulte.

3 – Verifique sua conta do Instagram

O Instagram ganhou tanto destaque que as empresas estão usando essa plataforma para impulsionar seus negócios.

E, para não perder sua credibilidade, e deixar seus clientes em dúvida sobre a veracidade da promoção, é aconselhável ter a Verificação de Autenticidade do Perfil, aquele famoso selo azul.

Antigamente, para conseguir o selo azul era algo muito mais complicado. Por isso, para facilitar a vida de seus usuários, o Instagram felizmente mudou as suas diretrizes de verificação e colocou nas Configurações e opção de Solicitar Verificação.

Ao concluir essa etapa, todas as pessoas saberão se estão realmente interagindo com uma celebridade, figura pública, marca ou entidade notável.

4 – Remova todos os acessos de apps suspeitos

Muitos aplicativos terceiros não seguem a política de segurança do Instagram, o que faz com que sua conta fique mais vulnerável a invasões.

Essa foi, uma das medidas indicadas pelo próprio aplicativo: gerenciar e remover definitivamente aqueles apps que não precisam estar conectados à sua conta.

Nas próprias configurações do Instagram, na área de Privacidade e Segurança, procure a opção Aplicativos/Contas Autorizadas e remova os apps que você acredita não ser de sua confiança e desnecessários.   

5 – Cuidado com os perfis robôs

Certamente você também já recebeu follow de uma conta muito suspeita. Aquelas que têm 35k de seguidores, mas somente dois posts no feed.

Se isso acontecer, tome muito cuidado, pois pode ser um perfil robô. Eles são programados para seguir e depois enviar direct com links supostamente atraentes.

Esses links costumam estar carregados de vírus, trackers e tudo que pode roubar as suas informações pessoais. Por isso, se você não conhece quem está te enviando um link, não clique!

Written by Marcelo Teles